Postagem Simplesmente Poesia (6)


Angélica

ou...

"Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda”...

Vênus - Diego Velázquez


Desejo, por um anjo, o que me é dado:

a morte do desejo que se doa,

um anjo que por mim foi desejado.

Não seja, porque esbanjo o dom à toa.


Eu tanjo o meu cordame de coitado,

com o peito condoído, que destoa

do tom, em desacordo ao acordado.

Da corda vem o sangue que me escoa.


É a pena angelical que me depena

do bem e de meus bens, e já não tarda

não prive mais do mal que me condena.


Eu creio que me resta com que eu arda

solando nos infernos, numa cena

ao anjo do desejo, que me guarda.


by Henrique Pimenta



Estraga prazer

(notas de explicação que ninguém pediu...)


O conflito entre o eu e o mundo, a intensidade nos apelos da carne, a brevidade da vida, a fugacidade do sonho, os embates dualísticos e as inquietações humano-existenciais são algumas das temáticas que a Literatura Barroca (XVI-XVIII), sobretudo em suas formas poéticas, desenvolvera dentro do gênero lírico.

No Brasil um dos maiores representantes do Barroco fora o baiano Gregório de Matos (1633-1696), “o Boca do Inferno”, que proponha, em sua lírica amorosa, a plenitude dos desejos em contraposição a lírica idealizada da Renascença.

Segundo Pellegrini, em sua vertente amorosa, o poeta “louva a mulher, conforme a tradição lírica anterior, só que trata da mulher desejada, não apenas platonicamente idealizada, de quem se solicita a companhia para aproveitar os prazeres da vida” (in: Palavra e Arte, 1996, p. 264).

Essa argumentação pode ser vislumbrada em o soneto A mesma D. Ângela, onde Gregório de Matos desenvolve, metaforicamente, duas imagens referentes à mulher, realizando trocadilhos entre nomes e estabelecendo antíteses entre Anjo e Demônio - embora esta última imagem não apareça claramente explicitada.

A profanidade na imagem feminina se percebe exposta em o soneto Angélica, do poeta Henrique Pimenta. No texto, o eu-lírico desmistifica a divinização do feminino e evoca a plena satisfação dos desejos; propondo uma inversão de valores ao afirmar em versos que tanje o seu “cordame de coitado”, considerando que é “a pena angelical que [lhe] depena”, por isso mesmo não mais lhe seja privado “o mal que [o] condena”...



Nota:

No próximo sábado, o quadro "Postagem Simplesmente Poesia", assinado pela Maria Clara, será realizado pela poetisa Nina Rizzi.


cantiga de ninar

aquarela/ rafael godoy
nego a existência de deus
me apego ao diabo

o mal se desprende do homem
como das veias o sangue
ao impacto de um corte

talvez a morte
seja uma dança louca
ou a deusa de quem a espera

seu canto
uma cantiga de ninar
suave e forte

um sono enfim
desatormentado

Quer dançar comigo?




Renoir: imagem Google


Sonhei que dançavas comigo

Como se presa fosse, ao desejo

De enlaçar-te no doce sabor

Que a dança se faz no ensejo


O ritmo, não mais importa

O coração a bater, abre a porta

No frenético ritmo de estar

Colada ao teu corpo, te abraçar


Conduz meu corpo com tem calor

Sigo a trilha que mais te agradar

Vem, dança comigo, só essa vez

Pode ser a última dança,... talvez



Paisagens & Perspectivas do Maria Clara: simplesmente poesia


Mulheres no Jardim

Claude Monet



Todas as prendas que me deste, um dia,

Guardei-as, meu encanto, quase a medo,

E quando a noite espreita o pôr-do-sol,

Eu vou falar com elas em segredo...


Mas de todas as prendas, a mais rara,

Aquela que mais fala à fantasia,

São as folhas daquela rosa branca

Que a meus pés desfolhaste, aquele dia...


Duas estrofes de Folhas de Rosa,

Florbela Espanca.



Como é do conhecimento da maioria dos nossos leitores, o blog Maria Clara: simplesmente poesia tornou-se Projeto de Poesia Feminina idealizado por Hercília Fernandes, em razão dos estudos voltados à compreensão do fenômeno criador, particularmente do universo poético feminino. E conta com a preciosa colaboração de mais duas vozes poéticas da Blogosfera: Mirse Souza e Lou Vilela.

O maior objetivo do espaço é promover a interação entre autores e textos, de modo a viabilizar, para um futuro próximo, um livro coletivo composto com as escritas das poetisas atuantes no espaço - sejam colaboradoras diretas e/ou convidadas.

Tendo em vista a boa receptividade da proposta e, sobretudo, das composições, o Maria Clara irá introduzir algumas mudanças em seu espaço. O blog permanecerá semanal, porém será composto por “oito” vozes que se distribuirão em duas postagens por semana, sempre as segundas e quintas-feiras. A cada semana será introduzida uma nova colaboradora para compor o espaço conjuntamente às poetisas já existentes.

Além das novas aquisições, o quadro “Postagem Simplesmente Poesia” se ampliará, tornando-se postagem permanente, cuja finalidade é sugerir leitura, preferencialmente de voz poética masculina. O quadro é assinado por Maria Clara - personagem-título do blog - e consistirá programação de sábado.

Considerando as informações apresentadas, convidamos a todos os leitores a irem acompanhando, semanalmente, a introdução das novidades, especialmente através da apreciação das escritas poéticas das vozes femininas que passarão a integrar o Projeto.

Um abraço em todos os Amigos que visitam o Simplesmente Poesia,



Hercília, Mirse e Lou

(Amigas da Maria Clara).