Vozes femininas no Maria Clara: simplesmente poesia



Quando criei o blog “Maria Clara: simplesmente poesia” tinha em mente compor um cantinho prazeroso de leitura e interação textual onde se pudesse apreciar e debater elementos de composição e receptividade literária.

A minha intenção central guiou-se, basicamente, em contribuir no processo de fruição da leitura na Internet, especialmente de textos oriundos de autores que difundem as suas obras em blogs/sites, cujos espaços e escritas venho acompanhando já há algum tempo.

Com o passar dos dias, percebi, no entanto, que o meu tempo para dedicação ao projeto se apresentava demasiadamente limitado e que, para a devida concretude e autonomia do Simplesmente Poesia, fazia-se necessário estabelecer parcerias com outras vozes a fim de efetivar o enriquecimento e circulação das postagens, promovendo assim a receptividade entre autores, textos e leitores.

Pelas razões mencionadas, o Maria Clara: simplesmente poesia agora dispõe da preciosa colaboração das poetisas Hercília Fernandes, Mirze Souza e Lou Vilela; que, aderindo ao blog, passarão a contribuir, semanalmente, como autoras através de autonomia concedida para seleção/diagramação, difusão de textos e imagens. E, as postagens realizar-se-ão mediante a ordem de adesão, conforme enumeração acima, completando um circuito de 4 (quatro) semanas.

Assim, para celebrar a adesão das autoras neste cantinho de leitura, o blog reúne, em postagem única, alguns textos das poetisas colaboradoras a fim de apresentar, aos leitores, o que nos espera a partir dessa grande parceria.

Passemos às autoras colaboradoras e suas escritas:



Hercília Fernandes

Amor Medonho

Não foi um sonho...
Havia mangueiras, goiabeiras, roseirais.
Açude, parede, casas na ribanceira
onde lençóis flutuavam
nos varais.

Não foi um sonho...
Havia um homem, uma mulher
arvoredos e cânticos de pardais.
Um amor medonho nas colinas, no lajedo
nos postais.

(Hercília Fernandes, in: HF diante do espelho)


Mirze Souza

Murmúrio

Murmurava
uma agonia
dentro de mim.

Tentando entender
uma lágrima

E
S
C
O
R
R
I
A

Era o romper
de uma poesia
que nascia
assim...

temente
da luz
do sol nascente.

(Mirze Souza, in: Meu Lampejo)



Lou Vilela

Bichos da Noite

No ecoar dos bichos da noite
Pura poesia:

Talvez susto, talvez medo
Talvez amor...
Ou sinfonia.

Em meu habitat enluarado
Aluado
Também sou bicho:

Talvez coruja
Talvez grilo...
Ou vaga-lume

Numa noite em que os bichos
Inquietos
Manifestam-se.

(Lou Vilela, in: Nudez Poética)


Além de expor esta seleção pessoal de poemas das autoras, o Simplesmente Poesia aproveita a ocasião para agradecer oficialmente às poetisas por terem, generosamente, aderido ao blog.

Hercília Fernandes, Mirze Souza e Lou Vilela recebam os sinceros agradecimentos do Maria Clara: simplesmente poesia e sintam-se muito queridas neste espaço.


Notas:

*Autoras e escritas expostas mediante a ordem de adesão ao Simplesmente Poesia.
**Postagem alterada em 15/05/09.